Quem sou eu

Alguém disse que amar é mudar a casa da alma.  Mais alguém disse que aprender uma língua é adquirir outra alma. Com base nisto, penso que adquirir outra cultura é adquirir uma nova alma através de uma nova língua, e depois amar através desta nova alma. É impossível compreender completamente outra cultura sem compreender a sua língua, porque a cultura é expressa principalmente através da língua.

Na nossa nova língua aprendemos a pensar, a dizer o que pensamos, a chorar e a rir, e até a ficar em silêncio. A nossa nova língua ajuda-nos a expressar aspectos da personalidade que ninguém sabia que existiam dentro de nós, nem mesmo nós próprios. Depois descobrimos que estas mesmas manifestações da nossa nova personalidade são apenas reflexos.  Os nossos corações e mentes cresceram para dar lugar às experiências de outras vidas que não conhecíamos antes. Tornámo-nos outros.

Pensei que queria aprender outras línguas porque não tinha mais nada para fazer durante a pandemia.  Talvez também tenha pensado que seria "fixe" falar noutra língua, expandir as minhas possibilidades de trabalho, até mesmo sonhar em viajar para outros países e mesmo mudar-me para lá.  Mas agora sei que na realidade eu queria saber mais sobre os outros, e ao fazê-lo, saber mais sobre mim próprio.

Comments

Popular posts from this blog

Pray!